Antes de mais nada quero deixar claro que realmente não tenho intenção de convencer ou influenciar ninguém a algo que seja mirabolante ou que possa fazer sentido apenas pra mim. O que realmente procuro é com todo respeito mostrar algumas questões interessantes sobre o estudo da bíblia a luz da razão, da coerência e dizer que questionar, pensar, raciocinar e procurar fazer descobertas positivas não é pecado. È até muito coerente com a dimensão das coisas divinas, ou seja, infinitas, gigantescas, imensamente boas e justas. Isso sim faz jus a real grandeza de Deus.
Já li um bocado de bíblias ao longo da minha vida e suas diversas interpretações, assim como os mais variados estudos sobre o assunto. Sempre acreditei que eram todas muito sagradas e não se devia discutir esse assunto. No entanto, ao me deparar com apresentações e palestras do Dr. Severino Celestino, e o doutor aqui está sendo usado corretamente, isto é, ele possui doutorado no assunto, percebi que a coisa não é bem como eu imaginava em se tratando de bíblias traduzidas.
Podemos e devemos sim questionar alguns pontos dessas bíblias que encontramos por ai nas mais variadas prateleiras traduzidas pra atender a essa ou aquela seita, muitas delas usadas como ferramentas implacáveis de condenação e subjugação de companheiros que professão credos religiosos adversos.
Desculpe-me se por ventura tiver me empolgado e falado demais.
Link para conhecer respeito da Bíblia de Jerusalém, a tradução em português mais fiel ao original atualmente:
Abaixo vídeos com o professor Severino Celestino da UFP (Federal da Paraíba) mostrando que sim, tem pessoas que traduzem bíblias como bem entendem para satisfazerem suas seitas religiosas e interesses particulares. Ou você pensa que a bíblia em português caiu assim do céu trazida diretamente das mãos de Deus e foi entregue ali pro pastor X ou padre fulano de tal feito os 10 mandamentos de entregues a Moisés?
Acha que a bíblia condena alguma religião ou corrente filosófica que não seja a sua? Então veja os estudos abaixo em cima da bíblia ORIGINAL.
Parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário