Mentalidade Anticapitalista Teoria da Exploração Caminho da Servidão
A Mentalidade Anticapitalista - Ludwig von Mises
O sistema de livre mercado - de trocas e cooperações voluntárias - é, tão somente, o exercício da liberdade de escolha, de empreendimento, de inventividade e diligência a serviço da sociedade humana. O capitalismo produziu muito mais riqueza e prosperidade do que todos os outros regimes que o antecederam, e essa riqueza teve como efeito uma margem ainda maior de liberdade e meios de ação para os mais pobres que, sabemos, inexistem nos países que adotaram as doutrinas marxistas.
A Teoria da Exploração do Socialismo-Comunismo - Eugen von Böhm-Bawerk
Com lógica devastadora e riqueza de detalhes, Böhm-Bawerk faz sua tese destruir as alegações socialistas. Seu rigoroso raciocínio e seu domínio das minúcias são convincentes e, de fato, irrefutáveis.
O Caminho da Servidão - Friedrich Hayek
Considerado um clássico da filosofia política, da história cultural e intelectual e também da economia, esta obra de Hayek têm inspirado – e também enfurecido – muitos políticos, acadêmicos e o público em geral há pelo menos meio século. Publicado em 1944, O Caminho da Servidão trouxe um alerta contra os perigos do controle estatal sobre os meios de produção. Para Hayek, a idéia coletivista de concentração do poder nas mãos do governo, com o controle econômico gradual, pode levar não a uma utopia, mas precisamente aos horrores de regimes como o nazismo, o fascismo e o comunismo.
Nas próprias palavras do autor, “a promessa de maior liberdade tornou-se uma das armas mais eficazes da propaganda socialista, e por certo a convicção de que o socialismo traria a liberdade é autêntica e sincera. Mas essa convicção apenas intensificaria a tragédia se ficasse demonstrado que aquilo que nos prometiam como o caminho da liberdade era na realidade o caminho da servidão”.